Considerada pelo livro dos recordes a mais longa experiência de laboratório já realizada, o Pitch Drop Experiment é uma experiência realizada desde 1927, na Austrália, que continua em vigor até hoje.
O experimento consiste em provar que substâncias aparentemente sólidas podem ser, na verdade, líquidos super viscosos. Em 1927, o professor da Universidade de Queensland, Thomas Parnell, aqueceu uma amostra de piche e colocou-a num funil de vidro fechado deixando descansar por três anos para assentar bem no fundo do recipiente.
Em 1930, o funil foi cortado e o piche começou a fluir lentamente. A viscosidade do piche é cerca de 230 bilhões de vezes maior que a da água e a primeira gota caiu após oito anos. A última gota a cair, foi a oitava, fato que ocorreu em novembro de 2000.
A sala onde continua sendo feita a experiência não possui nenhum controle especial de temperatura, por isso, a precipitação acontece com variação de 8 a 10 anos, dependendo da temperatura anual.
Após 79 anos, o funil ainda contém piche suficiente para mais cem anos. Até hoje ninguém jamais presenciou a queda de uma das gotas.
Como já se passaram mais de nove anos desde a última precipitação, a próxima deve ocorrer a qualquer momento e o laboratório está sendo monitorado via webcam.
Fonte/bocaberta
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é importante para nós, não exite.... Mete o Dedo no Teclado!!!!