sábado, 24 de abril de 2010

Pneus Novos Na Traseira ou Dianteira?

É normal ocorrer à necessidade de substituição de apenas dois pneus com menor resíduo de desenho, sendo prática comum de mercado, montar os pneus novos nas posições dianteiras.

Neste particular esclarecemos que os dois pneus novos (ou com maior resíduo de desenho) devem de preferência ser montados nas posições traseiras, independente do veículo ser dotado de tração dianteira ou tração traseira.



A instalação dos pneus novos na traseira trará como resultados:



1 - Melhor resposta nas saídas em veículos de tração traseira;



2 - Melhor aderência sobre terrenos inconsistentes em veículos de tração traseira;



3 - Melhor dirigibilidade e maior segurança em veículo sobreesterçantes que são aqueles com maior tendência de deriva nas posições traseiras, portanto mais difíceis de serem controlados;



4 - Otimização dos freios porque quando freiamos, a carga sobre o eixo dianteiro pode vir a ser o dobro daquela no eixo traseiro, o que justifica a necessidade de termos pneus com maior aderência no eixo menos carregado, para melhor distribuir a ação dos freios;



5 - Melhor desempenho em pavimentos de baixa aderência;



6 - Uma perfuração ou avaria num pneu dianteiro é rapidamente constatada e o controle do veículo é facilitado pela direção. Por esta razão os pneus novos ou os melhores pneus devem ser montados nas posições traseiras onde a percepção de qualquer problema dessa ordem é mais demorada e onde o controle do veículo também é mais difícil;



7 - Nas situações críticas, como por exemplo em dias de chuva, uma eventual aquaplanagem em curva é muito mais perigosa nos pneus traseiros do que nos dianteiros.







Fonte: PIRELLI

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